sábado, 12 de agosto de 2017

Encarnación - Paraguai

Cheguei a tarde na cidade, sai da rodoviária caminhando até o Hostel Kerana por ₲70.000, guardei minhas coisas e fui procurar algum lugar para comer. Encarnación é uma cidade do Paraguai que fica às margens do Rio Paraná e foi fundada em 25 de março de 1615 pelo jesuíta São Roque González Santa Cruz. A presença de missionários da companhia de Jesus (1609 - 1768) foi o período nas Reduções dos Índios Guaranis, assim, dessa época restaram as ruínas "Santísima Trinidad e Jesús de Tavarangue" declaradas Patrimônio Universal da Humanidade pela UNESCO.

O Carnaval Encarnaceno é o período mais importante do país. Estava tudo muito cheio de turistas e lotado, os desfiles eram apenas sextas e sábados e acabei perdendo porque cheguei na segunda-feira. Andando pela cidade, descubri um paint ball no caminho e fui logo me enturmando com os paraguaios, pedindo para entrar em uma equipe. Me custou ₲70.000 para jogar. Lá fui eu, jogar descalço, anoitecendo e quase não enxergava. Resultado: levei um monte de tiros. Foi bem capaz que aqueles paraguaios fizeram um complô contra mim, o brasileiro, pois eu levei um monte de balas doídas. Se bem que uma vez eu descarreguei minha arma em um deles e depois pedi desculpas kkk.

A cidade possui quase 100.000 habitantes e cheguei a pensar que nem seria parte do Paraguai, afinal era bem organizada, tinha bons restaurantes e até uma Pizza Hut. Por ser carnaval, havia muita gente dançando junto com os animadores na prai, tinha gente jogando vôlei, futebol de areia e passeando pela orla. Comi uma pizza quatro queijos por ₲47000 e tomei uma água por ₲6500, depois voltei para o hostel e advinha?! O quarto do hostel com seis camas estava vazio, ainda bem!! Assista em

No dia seguinte cedo fui conhecer as ruínas próximo da cidade, uma redução jesuítica que foi um tipo de assentamento na América do Sul criado nos séculos XVII e XVIII para cristianizar e governar melhor os povos indígenas. De Encarnacion até Trinidad são 31 km e custou ₲10000 ida, ₲10000 a volta, mais mais ₲5.000 ida e ₲5.000 de volta para a outra ruína próximo. O bilhete para três ruínas custou ₲25.000.
Santísima Trindad del Paraná foi fundada em 1706 é chegou a ter uma população de 3.000 índios e depois abandonadas quando os jesuítas foram expulsos pelos espanhóis. É um lugar bem grande, plano, gramado por todos os lados. Hoje está sob constante restauração. Comecei a caminhar entre aquelas paredes bem grossas, bem grandes parecia que haver alguma passagem secreta por lá, bem interessante. De um lado a igreja, do outro um cemitério, e mais adiante até um torre de vigia, tipo um forte, parecia um castelinho. Legal que eu podia andar por qualquer lugar, sem ninguém para me vigiar e pude tirar muitas fotos.
Para chegar a Jesús de Tavarangüé são 12 km de Santísima Trindad até lá, e tem umas vans que te levam por mais ₲5.000. Chegando lá tem um museu pequeno com artefatos indígenas e encontrei duas guias. Outro gramado bem amplo e a igreja logo depois das árvores. Por lá a igreja era mais nova e conservada. Assista em

Voltei para hostel arrumei minhas coisas , comi outra pizza e fui para a rodoviária pegar um ônibus para a Argentina. Dormi a noite toda dentro do ônibus. Próxima parada: Rosário, cidade do Messi e Maradona. Até a próxima.

sábado, 5 de agosto de 2017

Cidade do Leste e Assunção - Paraguai

O Paraguai é um país que foi colonizado pelos espanhóis em 1530 e obteve a independência em 15 de maio de 1811. Antes do descobrimento da América o Paraguai era habitado pelos índios Guaranis. O país não tem saída para o mar assim como a Bolívia e possui pouco mais de 6,3 milhões de habitantes. O rio Paraguai divide o país entre o norte e o sul e é o terceiro mais extenso da América.

Cheguei de tarde na Cidade do Leste no Paraguai, vindo de Puerto Iguazu-Argentina, por 35 pesos argentinos depois de visitar as Cataratas. Depois da confusão de gente na alfândega, entrei no país andando e com a minha mochila nas costas sem saber para onde ir. A entrada da Cidade do Leste é bem na avenida, onde as principais lojas se concentram logo após a Aduana. Um ambulante me parou oferecendo drogas e o primeiro motoboy que passou me cobrou R$10,00 para me largar em um hotel próximo.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=vukdbH1HAqA

A Cidade do Leste faz parte da Tríplice Fronteira junto com Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú e possui quase 400 mil habitantes, sendo a segunda maior do país, perdendo apenas para a capital Assunção com quase 1 milhão de pessoas. O motoboy me largou em uma rua na porta do Hotel Caribenho, a recepcionista falava português e depois de muito negociar consegui um quarto por R$70,00. Tomei um banho e fui comer uma pizza em um shopping la perto. Custou R$38,00 e no shopping consegui fazer câmbio de 100 reais por 170.000 guaranis. Todas as lojas aceitavam o real e voltei para o hotel e dormi.
Na manhã seguinte choveu muito o dia inteiro e tive que andar pela chuva até as lojas. Comecei a pesquisar o preço das coisas e ver se alguma coisa me interessava. Eu entrava nas lojas encharcado e com frio. Aquele formigueiro de gente mesmo na chuva, fazendo compras, achei engraçado. Entrava em uma loja cheia de celulares, perfumes, atravessava a rua e tinha um monte de camelô na do outro lado da rua, com tênis, arminhas de pressão. Comprei uma miracurl por R$75,00 pra minha irmã, uma lanterna que dá choque por R$30,00 um perfume por R$105,00, uma algema por R$25,00 e um soco inglês por R$20,00. Caminhei o dia inteiro passeando pelas lojas, quase comprei uma impressora Hp por R$110,00 mas não tinha como carregar ela nas próximas cidades.
Depois de muito andar e quase nada comprar, comprei passagem para Assunção para conhecer a capital do Paraguai por R$35,00. A diária no Hostel Viajero custou ₲55.000 e fui jantar na Bendita's Empanadas Gourmet. Custou ₲21.000 os pastéis e estavam deliciosos. A cidade estava deserta de noite e voltei para o hostel para descansar.

Assunção foi fundada em 1537 é uma das cidades mais antigas da América do Sul. É conhecida como a "Mãe das Cidades" porque durante a conquista espanhola, partiram dela várias expedições com o objetivo de fundar outras cidades na América do sul. Fui dar uma volta pela cidade, era domingo de manhã e estava quase tudo fechado. Praticamente tudo deserto, era dia de feriado e não tinha uma viva alma por lá.

Caminhei até o Centro Cultural de la República no prédio do antigo Cabildo de Assunção, um dos mais antigos da cidade com quase 500 anos para conhecer e o museu estava fechado. Atrás do prédio um contraste: uma favela bem grande e feia, tive certo medo e saí logo dali, tinha até policia vigiando a praça. Depois caminhei até Catedral de Assunção, passei  no Panteón Nacional de los Héroes e estava fechado para reforma. Fui então até a Iglesia de la Encarnación construída em 1893 e tentei subir na parte dos sinos, mas estava tendo missa e não podia subir.
O país já deteve uma das maiores economias da América do Sul, apresentando elevado grau de industrialização e investimentos em infraestrutura no século XVIII. Entretanto, depois da guerra do Paraguai houve uma grande crise socioeconômica. Hoje o país enfrenta vários problemas sociais como desemprego, a subnutrição e possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul. Achei a cidade bem feia, parada no tempo, mas com um povo gentil e atencioso e não tinha nada de aventura ou esportes radicas por lá.
Já que estava tudo fechado no domingo, peguei um táxi R$25,00 para a rodoviária e comprei um passagem por ₲50.000 para a cidade de Encarnação, uma cidade turística com algumas ruínas que pareciam bem legais. Comprei ainda uma água ₲4.000, duas balinhas ₲500, 2 pastéis ₲4000 e 1 abacaxi ₲5000, esse foi meu almoço no caminho. Até a próxima.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Bonito - Mato Grosso do Sul - Brasil

Para quem ainda não conhece Bonito é a capital brasileira de ecoturismo e fica no estado do Mato Grosso do Sul a 265 km de Campo Grande. A cidade possui na faixa de 20.000 habitantes. Porque Bonito é considerado um aquário natural?

As águas são cristalinas pela formação rochosa ser predominantemente de calcário. A grande concentração de carbonato de cálcio faz com que a água fique sempre transparente, pois o calcário gruda nas partículas em suspensão e faz com que elas fiquem mais pesadas e afundem. Isso torna os rios transparentes, um verdadeiro aquário natural.

Cheguei com minha namorada Lilhian em Campo Grande às 10 hrs da noite e alugamos um carro no aeroporto por R$300,00 por 4 dias. Pegamos a estrada em direção a Bonito. Depois de dirigir por 4 horas com muito sono e muita neblina na estrada, chegamos na cidade. Deu tempo de dormir só um pouquinho, afinal, no dia seguinte cedinho já tinhamos passeio marcado. A diária estava R$165,00 quarto de casal.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=WIc7w05_2VE&t=28s
Hospedamos na Pousada do Peralta, um lugar aconchegante, e cheio de natureza. Acordamos com o pessoal tomando café da manhã e o cantar dos periquitos. Era hora do passeio! As atrações de Bonito são divididas em aventura, flutuações, mergulhos, balneários, cachoeiras, grutas e cavernas. Passei na agência Muito Bonito para pegar os vouchers dos passeios e pagá-los. O preço em todas as agências é o mesmo, pois é tudo tabelado. O que diferencia um pouco é  o transporte até o local dos passeios, sendo o mais barato e comum o transporte compartilhado em vans oferecido pelas agências. O total dos passeios ficou em R$1.854,00 por pessoa. O nosso primeiro passeio foi conhecer o Parque das Cachoeiras que custou R$155,00 por pessoa com almoço incluído. A fazenda fica a 17 km da cidade.
Chegamos cedo, o guia reuniu o grupo, passou as instruções de segurança, como não fazer xixi na água, guardar o lixo, etc, e entramos na camionete para conhecer as cachoeiras. São 7 paradas para banho durante o percurso. Caminhamos um pouquinho e paramos para o primeiro mergulho. A água estava bem fria e quase ninguém entrou! Uma curiosidade é que em muitas das cachoeiras formam-se pequenas grutas sob as quedas d`água! Dá para entrar literalmente dentro das cachoeiras. A Lilhian foi a fotógrafa da rodada... coisa de mulher... acordar cedo... molhar o cabelo... água fria... mas depois ela entrou e adorou...

Um fato curioso é que o Parque das Cachoeiras divide o rio e algumas cachoeiras com o passeio da Estância Mimosa. Bem que eu vi que já havia estado por ali antes com meu irmão no passeio da Estância Mimosa. O dia esquentou um pouco e a Lilhian entrou na água em clima de lua de mel!

Os balneários são as opções de passeios mais econômicos da cidade. É uma espécie de clube só que em um rio. No dia seguinte fomos conhecer o Eco Park Porto da Ilha, um dos diversos balneários em Bonito. O balneário fica a 13 km da cidade. Acabamos pegando um combo para andar de duck, de boia cross e stand up paddle por R$219,00. Tinha chovido uns dias antes e a água do rio Formoso estava turva, que azar! Nada de ver peixes nesse dia.

As instruções foram dadas pelo guia e começamos a remar! Foi uma luta conseguir fazer o caiaque andar em linha reta. Remamos muito! Quanto mais remávamos mais nosso caiaque rodava. Por fim passamos nas cachoeirinhas duas vezes em cada uma com a água congelando e nosso caiaque ainda virou.

Andamos de boia cross e que água fria! A Lilhian não tombou a bóia nenhuma vez!

Ainda teve stand up! Começamos ajoelhados e logo equilibramos na prancha. Depois era só remar. De vez em quando um tiozinho bem gordinho do grupo desequilibrava e caia na água. Depois comemos um pastel por lá mesmo e fomos embora.

No dia seguinte fizemos o passeio de flutuação na Nascente Azul por R$190,00 com almoço incluso. A fazenda fica a 29 km da cidade e tem uma super estrutura de restaurante e atrativos chamado de balneário Lago da Capela. Tem tirolesa, caiaque, e até uma corda bamba para atravessar a represa.

O passeio de flutuação é feito na nascente do rio Bonito. Depois de uma breve trilha passamos por uma longa cachoeira de trufas calcárias muito linda. São vários poços pequenos que estão em constante mudança! Depois foi só colocar a roupa de mergulho e caminhar até o deck de treinamento para ajustar a máscara. Detalhe importante é que durante a flutuação não é permitido colocar os pés no chão.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=WIc7w05_2VE&t=28s

No último dia teve o mergulho na Lagoa Misteriosa e de tarde a flutuação no Rio da Prata. O primeiro foi R$365,00 e o segundo R$224,00 com almoço incluso. Os dois passeios são feitos na mesma fazenda que fica 36 km da cidade. Detalhe era meu aniversario de 27 anos! Que presentão! A Lilhian não queria fazer esse passeio e depois da minha insistência mergulhamos juntos. Era meu aniversário e ela estava fazendo todas minhas vontades kkkk. O guia passou as instruções, colocamos a roupa e chegamos até a lagoa de coloração azul.
A Lagoa misteriosa é a quinta caverna mais profunda do país chegando a mais de 220 m e até hoje não descobriram sua profundidade. Ela fica fechada de outubro a abril devido a uma alga que se procria na lagoa e esverdeia a água impossibilitando o mergulho. Tive sorte de estar aberta no fim de abril. Mergulhamos até 8 m de profundidade e fizemos o batismo. A Lilhian odiou a sensação de sufocamento, disse que iria ter um AVC ali mesmo, eu por sinal, adorei ficar lá admirando aquela imensidão azulada e ouvindo minha respiração dentro da lagoa.
Em seguida, só deu tempo de descansar uns minutinhos na rede, comer um Ruffles e já tinha a flutuação no Rio da Prata nos esperando! Entramos na camionete, o guia foi contando a história do lugar, das árvores, e disse também que é importante cuspir na máscara para não ficar embaçado porque na saliva tem uma bactéria que não deixa embaçar as lentes. Entramos na nascente Olho d`Água, água cristalina e repleta de peixes. Depois seguimos flutuando. Havia muitos peixes, quase era possível pegá-los com as mãos. Por sinal foi o passeio que mais gostamos! Tinha hora que a correnteza nos levava tranquilamente, e por fim, chegamos no Rio da Prata, onde a água era bem azulada e bem fundo. Depois do passeio almoçamos a comida típica sul-mato-grossense e pegamos a estrada para Campo Grande!
Aproveito para escrever um pouco sobre os passeios que fiz com meu irmão durante uma semana quando fomos em 2014. Naquele ano foi minha primeira férias do banco e escolhi ir para Bonito. Ficamos no Bonito Hostel, a diária foi em torno de R$ 35,00 no quarto compartilhado. Havia muita gente por lá na época, fizemos muitas amizades com pessoas do mundo todo. Como não lembro mais a ordem dos passeios, vou começar pelo cartão postal da cidade. A Gruta do Lago Azul. Os passeios eu contratei tudo pelo hostel na época, inclusive o transporte compartilhado.

A Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo,  que fica a 20 km da cidade, hoje custa R$50,00 fora o transporte. Dentro das águas da gruta foram encontrados fósseis de um tigre de dente de sabre e de uma preguiça gigante que viveram de 6.000 a 10.000 anos atrás. São muitos degraus até chegar no fundo da gruta para tirar foto. Lembro que demorou uma eternidade para chegar, pois o guia parava toda hora para ajudar os idosos que tinham no meu grupo.

Já a Estância Mimosa Ecoturismo localiza-se à 24 km de Bonito e é um passeio com trilhas e cachoeiras e custa R$100,00. É feito ao longo do rio Mimoso e tem 7 paradas para banho. Algumas das cachoeiras são compartilhadas com o passeio do Parque das Cachoeiras, já que dividem o mesmo rio. Lá tem uma lagoa com jacarés para contemplação. Conta-se na região que Sinhozinho foi um velho curandeiro que viveu as margens do Rio Mimoso e uma das cachoeiras tem o seu nome. Em outra cachoeira tem um trampolim para saltar bem bacana. Tem umas grutas para entrar nas cachoeiras bem bonitas.

O atrativo da Boca da Onça custa hoje R$202,00 e é um passeio em uma fazenda que fica à 55 km da cidade. Lá você faz uma trilha de 4 km passando por 8 cachoeiras, sendo a principal a cachoeira da Boca da Onça com 156 m de altura e a cachoeira do Buraco do Macaco onde você atravessa uma gruta para chegar na cachoeira do outro lado. Coisa de cinema! Tem até rapel pra quem tiver disposto a desembolsar um pouco mais. Foi o passeio que mais gostei na primeira vez que fui.

O Rio do Peixe é um atrativo que fica à 35 km da cidade e custa hoje R$172,00 e é feito na fazenda Água Viva e possui 7 paradas para banho, cachoeiras e trampolim. A principal atração por lá é a interação com macacos e araras! Achei o máximo dar comida para uma arara azul, quanto mais um beijo kkkk acho que a Lilhian teria ficado com ciúmes hein?

A gruta de São Miguel fica à 16 km de bonito e custa R$50,00. Repleto de espeleotemas, como estalactites, cortinas, colunas, travertinos, bem legal. A gente passa por uma ponte antes de entrar na gruta repleta de araras vermelhas nas árvores.

No fim da semana ainda rolou uma confraternização da galera do hostel e muitas risadas. Lembro que botamos um russo que estava hospedado lá com agente para sambar, muita zueira e a galera imitando o pessoal do sul bah. Fizemos alguns amigos que temos contato até hoje e até visitei um deles em Santa Catarina esses tempos.

O Balneário municipal fica a 7 km da cidade e custa R$30,00. Na época alugamos duas uma bicicletas e fomos pedalando até lá. Foi bem legal porque foi o nosso primeiro encontro com as águas transparentes de bonito. Alugamos uma câmera aquática e um óculos lá no balneário e mergulhamos junto com os peixes pela primeira vez. Foi o máximo. Eu e o Léo brincávamos de tentar encostar no fundo do rio, e subíamos sem fôlego, é bem fundo em alguns pontos e dá a impressão de ser raso. Tirei foto com um tucano! Tinha bastante peixe na parte rasa do balneário.

Um dos únicos lugares que não consegui conhecer até hoje foi o do Abismo Anhumas tido como o melhor e mais caro passeio da cidade. Custa R$910,00 e fica à 23 km da cidade. Achei muito caro, porém, todos que conversei dizem que vale a pena conhecer e pagar o valor. Você faz um treinamento um dia antes para descer até lá. Até hoje eu sonho que estou lá conhecendo aquela caverna. É um passeio de aventura que se realiza dentro de uma caverna inundada de água onde só é possível entrar descendo um rapel de 72 metros de altura. Lá embaixo você pode flutuar ou mergulhar com cilindro. Um dia eu ainda espero conhecer.

O balneário do Sol fica à 11 km da cidade, custa R$50,00 e fica nas margens do rio Formoso assim como o balneário municipal. Lá é bem legal pois além do contato com a natureza, tem um pouco de aventura no trampolim, tirolesa e também contato com alguns animais. Tirei foto com arara e com uma ema!

A atração Bonito Aventura fica próximo ao balneário municipal e custa R$100,00. Na época foi a única flutuação que fiz com meu irmão pois era a mais barata. Não vimos sequer um peixe, mas foi legal boiar na correnteza no meio do mato. Lembro que foi uma atividade bem relaxante. Na época se tivéssemos mais dinheiro teríamos feito a flutuação do Rio da Prata que é tida como a melhor.
Viajar com meu irmão a primeira vez e depois com minha namorada a segunda vez foram experiências fantásticas. Na primeira conhecemos muita gente e aquele mundo novo e transparente embaixo d´água, foi avassalador. Cada dia era uma surpresa nova e melhor ainda na companhia do Leonardo, muitas cachoeiras desbravadas! Já na segunda foi mais tipo lua de mel com a Lilhian, viagem mais curta, porém mais bem planejada, mais romântica, com mais passeios de flutuações e ao lado da minha fiel companheira. Agradeço a Deus pelas oportunidades, só faltou levar minha irmãzinha do coração e meus pais. Espero que as águas de Bonito encantem todos! Até a próxima!