domingo, 7 de agosto de 2016

Pucón - Um vulcão em erupção - Chile

Cheguei de noite na cidade de Pucón. Pedi o motorista para me deixar no hostel La Bicicleta, o único hostel que lembrava o nome e ficava no centro da cidade. Para quem não conhece Pucón é uma cidade situada no Chile a 780 km ao sul da capital Santiago. É uma região incomparável cercada por um lago enorme e aos pés do vulcão Villarrica, símbolo da cidade. Por ali é possível praticar uma variedade de esportes e atividades ligadas ao ecoturismo, praticar Snowboard, trekking, rafting, visitar cachoeiras, canopy, cavalgadas, águas termais, escalar Vulcão Villarrica, esquiar na neve e muitos mais... e... era ali que eu tinha acabado de chegar, dia 2 de março de 2015.
 
Era noite e todo mundo do hostel estava vendo televisão. O vulcão Villarrica estava soltando um pouco mais de fumaça e poderia entrar em atividade a qualquer momento. Achei que não era nada demais ou perigoso. Quem vive por ali talvez achasse normal esse tipo de coisa, afinal tinham um vulcão enorme como vizinho. Tomei um banho bem quente e resolvi ir dormir. No outro dia cedo acordo e descubro que naquela madrugada o vulcão entrou em erupção depois de quase três décadas! Putz e agora?
Parecia estar tudo normal e fui dar um passeio pela cidade. Logo percebo que as agências e lojas estavam quase todas fechadas! Eu iria ficar apenas 5 dias por ali e bem no dia em que chego está tudo sem funcionar e o vulcão entra em atividade depois de mais de trinta anos! Parecia não acreditar! Quais as probabilidades de isso acontecer? Tinha helicóptero e jornalistas do mundo todo por ali! O vulcão tinha entrado em erupção naquela madrugada! O cume arredondado que era branco e coberto de neve, agora estava preto e coberto de cinzas! Ali no centro da cidade tem um batalhão do corpo de bombeiros e o Semáforo de Alerta Vulcânica. No verde significa tudo bem, vulcão dormindo, já no vermelho, perigoso, vulcão em atividade! A cidade estava em alerta vermelho! Existem várias placas dizendo quais as vias corretas e por onde evacuar da cidade se acontecer alguma coisa. Uma multidão de pessoas estavam admirando aquela fumacinha expelida, aguardando o Villarrica jorrar lava novamente!


O Vulcão Villarrica é o símbolo da cidade de Pucón. É um vulcão ativo com 2800 metros de altitude e conhecido como Rucapillán ou "casa do demônio". Algumas agências vendem o passeio de subir até seu topo repleto de neve. Apesar de ser um grande desafio, é o principal objetivo de muitos aventureiros que passam por ali e era o meu também! Imagina chegar ao grande cume e admirar a cratera! Avistar outros vulcões la de cima! O vulcão funciona como centro de esqui durante o inverno, período que tem mais neve, sendo possível entrar em contato com neve. Imagina esquiar em uma montanha sabendo que por ali é vulcão!

A cidade é pequena e acolhedora, no pé da montanha, coisa de cinema. Estava encantado. Não tem como não gostar. Tudo bem limpinho e repleto de árvores e com um vulcão em atividade! Fui dar uma volta na cidade, ver se existiria a possibilidade de fazer algum passeio no dia seguinte, aprovei para tomar um sorvete.

Resolvi mudar de hostel, pois o La bicicleta estava muito abafado e fedido. Fui para o hostel Chili Kiwi bem na beira do lado, indicação do meu amigo Anand um indiano que tinha feito o deserto de sal comigo. Pena a casa da árvore já estar ocupada, adorei o hostel. Cozinha, pingue-pongue, vários banheiros, espaço bem grande para interagir com os mochileiros e super acolhedor. Tem um jardim que é possível admirar o por do sol, sentado na grama e ler olhando para o lago. Adorei o lugar.
Em frente ao hostel está o lago Villarrica e a Playa Grande, uma praia de água doce e cheia de areia escura de origem vulcânica. Nas margens do lago é possível ter uma visão privilegiada do vulcão. Tem também o La Poza, um pier que serve de ponto de partida para passear no lago. O único passeio aberto no dia era andar de barco no lago. Admirar a imensidão do lago e o vulcão agora coberto de cinzas foi maravilhoso. A sensação de ver ele ali e saber que poderia acordar furioso a qualquer momento era emocionante.
Assista meu vídeo em:
https://www.youtube.com/watch?v=rxfY3eXMwyA



Depois do passeio comi um sanduíche com batatas e suco de framboesa. Falei com meus pais dizendo que está tudo bem por lá. Minha mãe estava super preocupada, pois tinha passado no jornal que um vulcão estava em erupçao no Chile, e era bem onde eu estava naquele momento. Acalmei ela, disse que tinha muita gente na cidade, mas que não tinha perigo, e haviam ruas de escape bem planejadas. Ao voltar para o hostel tomei banho e fui descansar. Em seguida aconteceu uma coisa inusitada!

O recepcionista foi no meu quarto, acordou todo mundo, pediu para arrumarmos apenas uma mochila pequena com um lanche, água e roupa de frio pois teríamos que ser evacuados dali imediatamente. Eu sem entender direito espanhol muito menos inglês, peguei um livro, uma blusa de frio, calcei as botas e fui para o ônibus. Fomos para um sítio de um amigo do proprietário do hostel ali por perto, livre do alcance do Villarrica. O alerta era que o vulcão entraria em erupção naquela noite e tivemos que sair às pressas! Logo, tinha um monte de barraca armada no capim no meio do pasto e uma fogueira para nos aquecer. Dava para ver ele expelir com uma câmera de um dos hóspedes, mas bem de longe. Começou a fazer muito frio. Me empestaram um saco de dormir e custei a cochilar do lado da fogueira, tentando me aquecer porque o frio estava congelante. Nem as botas eu tirei do tanto que eu sentia frio. Cedinho, passado o susto, quem quisesse poderia voltar de van para a cidade. Até o próximo episódio!

Assista meu vídeo em:

2 comentários:

  1. Simplesmente fantástico!! Estou indo pro chile e ao procurar relatos sobre os vulcões de lá, encontrei seu blog. Você teve muita sorte de ter visto tão de perto algo magnifico. Adoro vulcões e queria muito que isso ocorresse comigo também! Quanta emoção!! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katharine! Que bom que serviu para alguma ajuda para sua viagem... O intiuto é esse mesmo, de poder compartilhar e de alguma forma ajudar os viajantes. Te desejo uma boa viagem e muitas aventuras! Mande notícias! Mês que vem eu vou dar uma passada em Santiago, se tiver alguma dica!! Abs

      Excluir