domingo, 19 de junho de 2016

Machu Picchu - Peru

Acordei 4 hrs da manhã em Águas Calientes no Peru e fui com meu grupo direto para o portão de entrada para a Machu Picchu. Uma caminhada de 20 min, passamos por uma ponte e aguardamos a abertura do parque. Detalhe: não tínhamos lanterna e estava chovendo bastante, pisei em um monte de poça de água, mas a euforia e empolgação estavam a flor da pele. Depois de uma hora de espera, comi por ali mesmo um suco e uma bolacha e me preparei para subir a montanha!
Para quem ainda não conhece, Machu Picchu ou montanha velha, era uma cidade do império Inca construída no seculo XV no topo de uma montanha! Conta-se que ela foi feita para funcionar como um centro de estudos sobre o calendário, , rituais e agricultura. As montanhas eram sagradas por serem os lugares mais próximos do céu, e escondida em uma região montanhosa, cercada por vales e localizada a 2400 m de altitude. 

Machu Picchu é considerada uma das sete maravilhas do mundo e a atração nº 1 do Peru. É um daqueles lugares que merece ser visitado pelo menos uma vez na vida. Como eu queria conhecer aquele lugar! Eu sonhava com minhas férias do banco. Para muitos é a viagem de uma vida! Tudo é muito intenso e é aquele lugar mistico e poderoso.
Para chegar em Machu Picchu uma das opções é ir de trem da cidade de Cusco para o povoado de Águas Calientes, ou de van de Cusco a Ollantaytambo e depois de trem até Águas Calientes. E assim, no outro dia subir a montanha. O preço é bem caro, tipo $150,00 só o trem e a maioria dos passeios é cobrado em dólar. Outra alternativa é fazer a pé a trilha inca, uma caminhada de 4 dias passando por várias ruínas. Os preços são variados nas agências e existem várias rotas, então você consegue barganhar um pouco.

Assista o vídeo em:

Existe a trilha inca que tem que ser reservada alguns meses antecipadamente no site do Governo do Peru. Já a trilha Salkantay não precisa de reserva e a Inka Jungle, entre outros caminhos alternativos. Contratei a agência New Wonders em Cusco, e fiz a trilha Inca Jungle, passando por algumas cidades, fazendo rafting, tirolesa, andando de bicicleta. O ticket para Machu Picchu, a volta de trem para Ollantaytambo e a van para Cusco estavam inclusos no pacote. Depois de muito negociar, com Hebert, o dono da agência, consegui fechar esse pacote de 4 dias por $300,00 no cartão de crédito.
Existe uma montanha dentro do parque chamada Huayna Picchu ou jovem montanha. Para subir é necessário comprar o ingresso pelo site com pelo menos 2 meses de antecedência. De lá consegui uma visão panorâmica de Machu Picchu. Infelizmente não consegui comprar e é limitada a 400 pessoas por dia. Algumas pessoas do meu grupo iriam fazer essa trilha, por isso tive que acordar 4 da manhã e ir para a fila de entrada do parque com eles.

A subida dura entre uma e duas horas, um escadaria enorme. Outra opção é pegar uma van em Águas Calientes pagar $12,00 só para subir. Preferi ir a pé e economizar. O grande problema era que eu estava com dor de barriga... O parque também é limitado a 2500 pessoas por dia, se não me engano.



Assista o vídeo em:

Durante a subida eu passei muito mal e deixei o grupo ir na frente, eu devo ter entrado no mato umas 10 vezes...
Carimbei no Passaporte Machu Picchu e achei o máximo! Espero um dia poder realizar o sonho de conhecer muitas culturas e povos! Entrei no parque mais animado, a barriga melhor... e fui conhecer aquele lugar místico e mágico. Havia muita neblina no inicio da manhã e não era possível ver quase nada... havia muita, muita gente....

Caminhei sobre as pedras, imaginando como era aquela cidade em cima da montanha em seu auge, vi o sol abrindo sobre as montanhas e infiltrei em um grupo para ouvir o que o guia explicava. Passei pelo templo das três janelas, a residencia real, a famosa pedra Intihuatana, que era usada para estudar as estações, o tempo e os dias, logo encontrei meu grupo naquela multidão e fomos tirar mais fotos! Dariam um bom cartão postal.





Depois começamos a subir uma outra trilha na montanha, que seria de um pouco mais de uma hora, e nos primeiros 15 min voltei a sentir muito calafrio e muita fraqueza, acabei descendo e ficando só nas fotos por ali mesmo. Depois de um tempo desci para Águas Calientes, arrumei minhas coisas e peguei o trem para Ollantaytambo e depois uma van para Cusco. Peguei o resto de minhas coisas no hostel, comprei passagem de ônibus para a cidade de Ica para a mesma noite e eu ainda estava passando mal... Mas, no próximo capitulo eu conto..

Ficou gravado na memória a magia daquele lugar e a grandeza da cultura dos Incas. Ficou aquela sensação de mais uma realização pessoal cumprida. Desfrutar dessas pequenas conquistas me faz viver cada momento de forma intensa. Conhecer novas culturas, descobrir novas formas de ver as coisas é surpreendente. Viajar é viver!


Assista o vídeo em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário