sábado, 16 de julho de 2016

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - Goiás

Caldas Novas é um município brasileiro do estado de Goiás com quase 90.000 habitantes. A cidade é conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas de mais de 50°. Na alta temporada a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas. Também é por aqui que acontece todos os anos o evento do Caldas Country, o maior festival de musica sertaneja do mundo.
Além de desfrutar do relaxamento proporcionado pelas águas termais, vale a pena conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), uma área com trilhas, cachoeiras e o contato com o cerrado brasileiro. Tudo isso a 5 min da cidade! O parque é aberto à visitação diariamente das 8:00 h às 17:00 h e no domingo até as 15:00 h. A taxa de entrada é de R$ 5,00.


Assista o vídeo em:

O parque foi criado em 1970 para preservar as nascentes das águas termais dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. A reserva oferece duas trilhas, achei bem tranquilo, tem duas cachoeiras e um mirante a 1.043 metros de altitude. A caminhada leva 1 h e não precisa de guias. Tem um museu na sede do parque com alguns animais empalhados, achei um pouco abandonado desta vez mas não deixa de ser bem legal conhecer.

Uma das trilhas é a da Cascatinha, uma trilha bem curta e com pouco mais de 700 metros de extensão, onde chega a cachoeira com uma queda de quatro metros e uma piscina natural. Na época da seca a água das cachoeiras diminuem bastante, onde as vezes nem é possível entrar na água. Coloquei algumas fotos quando fui na época de chuva e agora na época da seca.

Assista o vídeo em:

A segunda é a Trilha do Paredão, com um pouco mais de caminhada e logo em seguida a cachoeira. Pena que desta vez estava seca e acabei não entrando naquela água parada. Da primeira vez deu para entrar e curtir a água fria, desta vez não deu.



Se subir mais um pouquinho você chega no mirante com vista para Caldas Novas e vê o cerrado. Estava muito quente e abafado mas mesmo assim consegui descansar a cabeça e descansar.


Existe uma trilha de 11 km que só é possível fazer com uma autorização vinda de Goiânia. Não consegui fazer essa trilha, afinal não consegui a autorização. A trilha não é sinalizada e o parque não conta com nenhum guia para fazê-la. Eu sei que dá a volta na serra e chega perto da Pousada do Rio Quente. Uma pena ela não estar aberta. Percebi que o governo não investe no parque, muito menos incentiva o turismo por ali. Porém, apesar da falta de cuidado do nosso governo, se estiver passando pela cidade de Caldas, vale a pena conhecer durante uma manhã o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

Assista o vídeo em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário