domingo, 18 de junho de 2017

Zoológico Lujan - Argentina


Na Argentina existe um zoológico famoso por deixar os turistas entrarem em contato com os animais resgatados, mas que também é causador de grande polêmica, já que alguns dizem que os animais são dopados e infelizes. Vamos conferir? 


Para chegar no zoológico, caminhei até a Avenia 9 de Julio, perto do Obelisco, perguntei como fazia para chegar no Zoo Lujan e depois de mais de hora esperando no ponto de ônibus a van não parou para mim. Fiquei puto da vida. Subi a avenida a pé até uma das primeiras paradas do Fabe Bus e pedi para o motorista me pegar na próxima saída na hora seguinte. Depois de mais de hora esperando, a van parou para me pegar por $240,00 ou R$60,00 e me deixou na porta do parque. Mais umas duas horas de viagem até lá. A entrada foi $400,00. 

O Zoológico Lujan foi aberto em 1994 e parece não ser uma instituição criada com a função de conservar, investigar e educar, mas sim, de um centro de resgate de animais contrabandeados. Quando o dono comprou os 15 hectares, veio junto aluns animais do circo. Com o tempo foram chegando muitos animais apreendidos ou doados para o zoológico. Hoje se tem mais de 2500 animais. A grande polêmica é a interação dos animais domesticados comendo o dia inteiro na mão dos turistas. Dizem que eles dopam os animais para ficarem calmos e o zoológico lucrar mais. Esse tipo de turismo seria correto? Seria assim a exploração dos bichos? Então, porque o ele ainda funciona durante esses anos todos? Seria mais um caso de corrupção?


O lugar é um pouco estranho, parece uma fazenda, cheia de animais por todos os lados. Tanque de guerra, máquinas, tratores de um lado, do outro, os animais. Macacos  e papagaios nas jaulas, pavões e gansos soltos.



O zoológico estava bem vazio no dia que fui e em pouco mais de uma hora consegui ver tudo por lá. Dei pêra para o elefante, gelatina para o urso, vi algumas focas, tirei foto com veados e um dromedário.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1-GG2Sdgap4

 
 

Existe um monte de leões que não são domesticados e ficam em jaulas no fundo do zoológico e que não se pode chegar perto.
Já outros felinos foram criados desde pequenos junto com cachorros, se tornando mais dóceis e domesticados. Uma curadora me disse que quem manda na jaula são os cachorros. Não pareciam dopados. Ela ainda chegou a me dizer que quase todos os dias eles passeiam com os animais no fim da tarde. Passear com um leão? Não consegui acreditar kkk.


Foi uma experiência muito legal estar perto daqueles animais selvagens. Certo receio na hora de entrar nas jaulas, mas logo passou. Não pode passar a mão na boca, nem pegar no rabo, guardar as bolsas antes de entrar nas jaulas e não fazer movimentos bruscos. Pude ver que alguns dos funcionários por ali realmente amam os animais. 

 

No fim, lanchei um salgado com refrigerante por $70,00, uma água por $20,00. Uma foto com uma arara por $60,00. Adorei muito o passeio. Acredito que não tinha nenhum bicho dopado, e se tinha, eu não saberia. Eu perguntei vários tratadores e eles me disseram que não. Aparentemente os animais ali são tratados muito melhor do que em outros lugares. Alguns são domesticados, outros não. Pareciam bem cuidados, apesar da quantidade de pessoas que criticam esse lugar.
O zoológico sobrevive há mais de vinte anos e ainda gera muita polêmica. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário